ACADEMIA DE ARTES, CULTURA E LETRAS DE MARATAÍZES

Início » Acadêmicos Imortais » Cadeira n. 26

Cadeira n. 26

RONEY ARGEU MORAES – PATRONÍMICA DE AUGUSTO RUSCHI

.

Roney Argeu Moraes

.

Nasceu em 1976, em Cachoeiro de Itapemirim. Filho de Oswaldo de Souza Moraes e Celedyr Argeu Moraes; é o mais velho de quatro irmãos. Em 1998 iniciou sua caminhada no jornalismo. Foi repórter, editor e articulista de opinião. Seus textos, alguns satíricos e mais tarde, em outra fase, voltados à crônica cotidiana, psicanálise e teologia, o ajudaram a conquistar a cadeira de n.° 40 na Academia Cachoeirense de Letras.

Atuou no movimento estudantil no final da década de 1990, quando presidiu o Diretório Central dos Estudantes da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras ‘Madre Gertrudes de São José’ (FAFI), de 1997 a 1998 e participou de dois congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ex-diretor da Casa do Estudante de Cachoeiro de Itapemirim e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do ES; também foi membro da Comissão Municipal Pró Centro Universitário na Região Sul do Estado em 1998.

É psicanalista, jornalista, cronista, professor, bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória, mestre em Filosofia da Religião pelo Instituto Teológico Gamaliel (ITG). Membro da Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise (ABRAFP), doutor em Psicologia (Dhc), pela Emill Brunner, em parceria com a Universidade de Cambridge e Aconselhamento Pastoral pela Faculdade de Teologia e Filosofia Nacional.

Membro da equipe técnica da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) em Mimoso do Sul; entidade que se dedica à recuperação de dependentes químicos.

Detentor das Comendas ‘Demisthóclides Batista’, conferida pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aos que se destacam em prol dos trabalhadores e da Comenda ‘Rogério Luiz Fabrino’, destinada a jornalistas. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas (ABJ), entidade com sede em Brasília (DF).

Sempre foi Incentivador e colaborou, direta e indiretamente, para todas as edições da Bienal Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim. Em 2012 proferiu a palestra ‘Vivências Entre a Leitura e Literatura’, na sala ‘Os Trovões de Antigamente’, da IV Bienal.

Atualmente é professor de pós-graduação em Psicopedagogia, Ensino Religioso e Educação Especial; revisor, articulista e terapeuta. É autor do livro ‘Sem Mais Palavras’.

.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s